Implicações da Amônia na Produção de Frangos

por | 21.set.2016 | Ambiência em aviários

Para que os frangos possam levar saúde aos consumidores e também um bom sabor, é necessário que eles estejam saudáveis e, para que eles estejam saudáveis, é fundamental que eles estejam longe do excesso de uma substância específica: a amônia. Assim, vale saber as implicações da amônia na produção de frangos.

Nitrogênio: tudo começa nele

O nitrogênio é um item que integra a natureza, sendo comum. Na realidade, muitos produtos que os indivíduos consomem trazem o nitrogênio e os frangos também estão em contato com ele, inclusive porque eles o expelem quando defecam. Também se deve especificar que os frangos acabam absorvendo esse nitrogênio, já que não é sempre que toda a sua quantidade é expelida.

Quando a amônia aparece

Se o nitrogênio é comum na defecação dos frangos e até é absorvido por eles sem causar problemas, a amônia é diferente. Na verdade, a amônia vem depois que as fezes foram feitas e também da urina, pois é um elemento dessa excreção que se torna a amônia: o ácido úrico. Contudo, a razão do problema com a amônia não é a ave defecar ou urinar, mas sim a combinação disso com o resto ambiente.

O que faz a amônia ser um problema

É vital que os produtores de frangos realizem toda a limpeza do ambiente onde os frangos estão. Afinal, que a amônia apareça é natural, mas ela precisa ser controlada e deixar que muita sujeira dos animais fique acumulada é uma forma de piorar a quantidade dessa substância.

Outro item que transforma a amônia em um grande perigo é a falta de ventilação. Quando o local em que os frangos ficam não é bem ventilado, o calor fica intenso e isso traz mais amônia.  Um ponto que preocupa e que deixa mais intensa a necessidade de cuidado é que entre 50% e 80% de toda a excreção dos frangos transforma-se em amônia.

O que a amônia faz com os frangos?

A amônia é bastante perigosa para as aves e isso é certo, mas o que ela causa? A pior consequência da amônia para aos frangos é certamente, a morte. Aliás, é importante ressaltar que todos os problemas com a amônia começam quando a sua concentração ultrapassa os 25 ppm.

Outra consequência da amônia para os frangos é que eles ficam muito mais abertos a diversas doenças que, se não ocasionam a morte, deixam-nas bastante debilitadas. Além disso, o chamado desempenho dessas aves também é muito reduzido, devendo-se especificar que esse desempenho está ligado à sua reprodução, aos seus ovos e também à sua carne.

O que torna o problema com a amônia potencializado é que ela é incolor, sendo difícil sua percepção no ambiente para determinadas concentrações. Essas características deixam a amônia ainda mais perigosa, pois muitos produtores não notam que a concentração está elevada se não tiverem condições para medir e também se não tiverem atenção aos problemas que vêm com ela. O controle dos níveis de amônia não é simples e requer instrumentação adequada, o manejo baseado em métricas inadequadas leva a processos ineficientes e consequentemente a prejuízos econômicos.

 

cta

Categoria

Fale conosco via WhatsApp!