Qualidade da Água e Eficiência na Produção de Frangos

por | 28.set.2016 | Ambiência em aviários

Sendo a água fundamental para todos os seres, os frangos necessitam dela para ter bem-estar e também para produzir. Assim, é natural que os produtores empenhem-se em sempre proporcionar a eles boas quantidades de água. Mas na questão da água ainda é necessário compreender a ligação entre a qualidade da água e a eficiência na produção de frangos.

O que tem nessa água?

Muitas pessoas especialistas no trabalho com frangos observam o que está na água que as aves recebem durante o período de criação do lote, a fim de descobrir se há algum tipo de resíduo. Outro ponto que os especialistas procuram identificar é quantos e quais minerais essa água que as aves consomem tem.

Existem dois minerais específicos que atrapalham muito as aves e que, infelizmente, os especialistas encontraram na água dos frangos: o magnésio e o nitrato. Também existe uma substância que é excelente para o bem-estar deles: cálcio, que permite que as aves aproveitem a alimentação de forma mais eficientemente.

O que ocorre quando a água não é adequada para os frangos?

Quando a água fornecida aos frangos possui o magnésio ou o nitrato, por exemplo, a quantidade dos ovos que são produzidos é afetada e também ocorre a possibilidade de esses ovos não terem grande qualidade. O mesmo acontece com a carne. Também é importante falar de sujeiras que podem ficar na água, inclusive que vêm da própria ave e que também ocasiona problemas.

Como gerenciar a água dessas aves?

Para que os produtores consigam deixar a água dessas aves sempre apropriada é necessário que eles tenham técnicas de gestão. Primeiramente, é necessário pensar em como essa água será ofertada às aves: qual será o sistema usado?

Se o produtor é menor e não tiver grandes investimentos, é comum que se opte por recipientes. Nesse caso, é preciso extrema atenção para preservar a água de toda a sujeira. Com relação ao cálcio, ao magnésio e ao nitrato, é importante que o produtor informe-se a respeito da composição daquela água. É necessário atenção para que a água não passe por contaminação, inclusive porque a excreção dessas aves cria, além da amônia, o metano.

Resíduos do frango: usar ou não?

Muitas pessoas ouvem sobre o uso do lixo do frango, ou seja, resquícios, que incluem a excreção, e que podem ser empregados como fertilizantes. Entretanto, não são todos os especialistas que afirmam que essa ideia é boa: há quem coloque essa prática como uma razão para a contaminação da água e, consequentemente, dos problemas com a eficiência na produção das aves.

Quando se avalia o que existe nesse lixo e o que ele pode levar para a água, encontram-se fósforo, nitratos e patógenos, que não podem estar na água que os frangos consomem. Além do resíduo característico dos frangos, existem mais maneiras de a água ser contaminada e prejudicar essas aves. Um exemplo é o local onde o galpão das aves fica: se é próximo, por exemplo, a fábricas e locais de grande poluição, certamente deve haver danos.

 

cta

Categoria

Fale conosco via WhatsApp!